1. Nível Pré- silábico e Intermediáro I
1.Caracterização:
- A criança sabe que a escrita é uma forma de representação;
- Pode usar letras ou pseudoletras, garatujas, números;
- Não compreende que a escrita é a representação da fala;
- Organiza as letras em quantidade (mínimo e máximo de letras para ler);
- Vai direto para o significado, sem passar para sonora;
- Variação de letras
- Ela relaciona o tamanho da palavra com o tamanho do objeto (Realismo Nominal).
Fase pictórica: fase caracterizada pelas garatujas, desenhos sem e com figuração.
Fase gráfica primitiva: são registros, símbolos e pseudoletras, onde letras e números são misturados. Nesta fase a criança questiona muito o adulto sobre as coisas que vê no meio que a cerca.
Fase pré-silábica: nesta fase propriamente dita a criança já difere as letras dos números, desenho e símbolos e já reconhece o papel das letras na escrita.
2. Objetivos:
- Reconhecer qual papel as letras desempenham na escrita;
- distinguir imagem de texto e letras de números;
- memorizar globalmente as palavras significativas (seu nome, nome dos colegas, professora, pais, etc.);
- introduzir os aspectos sonoros através das iniciais das palavras significativas
- introduzir os aspectos sonoros através das iniciais das palavras significativas
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