quarta-feira, 19 de maio de 2010

CONJUGAÇÃO DE VERBOS

Tempo
O tempo é usado para indicar quando ocorreu a ação a qual o verbo se refere.
Presente - Indica o fato no momento em que se fala (ele conjuga).
Pretérito imperfeito - Indica um acontecimento que se prolongou ao longo no tempo com inicio e fim no passado (eu estudava);' 'Uma ação incompleta realizada no passado.
Pretérito perfeito - Indica um acontecimento que se iniciou e terminou no passado durante pouco tempo (eu caí é quase imediato)
Pretérito mais-que-perfeito - Indica um fato passado em relação a outro (ele conjugara)
Futuro do presente - Indica um fato que irá acontecer no futuro (eu conjugarei)
Futuro do pretérito - Indica um futuro que ocorre no passado (ele conjugaria)-uma coisa que poderia ter acontecido.
Pessoa
Pessoa é a quem se refere o verbo. Eu e nós pertencem à primeira, tu e vós à segunda e ele/ela, eles/elas à terceira.
Eu - (eu consigo)
Tu - (tu consegues)
Ele/Ela - (ele consegue)
Nós - (nós conseguimos)
Vós - (vós conseguis)
Eles/Elas - (eles conseguem)
Número
Indica a quantidade de pessoas. Se são uma ou mais de uma.
Singular- Indica uma pessoa (eu estou).
Plural- Indica mais de uma pessoa (eles estão)
Modos verbais
• Modo indicativo: exprime certeza, precisão do falante perante o fato. Eu gosto de chocolate.
• Modo subjuntivo: exprime atitude de incerteza, dúvida, imprecisão do falante perante o fato. Espero que você esteja bem.
• Modo imperativo: exprime atitude de ordem, solicitação, convite ou conselho. Não cante agora! Empreste-me 10 reais, por favor. Venha ao hospital agora, seu amigo vai ser operado. Não ponha tanto sal, isso pode lhe fazer mal.
CONJUGANDO O VERBO: VER
a) Significado – Ver significa enxergar; divisar; distinguir; avistar.
b) Regência – Verbo transitivo direto (exige complemento sem preposição).
c) Conjugação – Por ver, conjugam-se antever, entrever, prever, rever, prover (no presente), mas não precaver (defectivo no presente; no passado e no futuro, segue a conjugação de vender) e reaver (segue a conjugação de haver).
PRESENTE DO INDICATIVO
Eu vejo
Tu vês
Ele vê
Nós vemos
Vós vedes
Eles vêem
PRESENTE DO SUBJUNTIVO
Que eu veja
Que tu vejas
Que ele veja
Que nós vejamos
Que vós vejais
Que eles vejam
PRETÉRITO PERFEITO
Eu vi
Tu viste
Ele viu
Nós vimos
Vós vistes
Eles viram
Imperfeito do Indicativo
eu via
tu vias
ele via
nós víamos
vós víeis
eles viam
Mais-que-perfeito do Indicativo
eu vira
tu viras
ele vira
nós víramos
vós víreis
eles viram
Imperfeito do Subjuntivo
se eu visse
se tu visses
se ele visse
se nós víssemos
se vós vísseis
se eles vissem
Futuro do subjuntivo
Quando eu vir
Quando tu vires
Quando ele vir
Quando nós virmos
Quando vós virdes
Quando eles virem

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
KIDS COM AMOR © Copyright 2012. Layout Grátis Personalizado por Cantinho do Blog.