segunda-feira, 10 de maio de 2010

PLANOS DE AULA

Os Seres Vivos: 1ª série Ensino fundamental I


Plano de aula: Ciências Tema: Os seres vivosTurma: 1ª série do Ensino FundamentalObjetivo da aula.Reconhecer e identificar algumas características dos seres vivos, desenvolverem a linguagem verbal, as diferenças e semelhanças entre os seres vivos.Observar, descrever e compara animais e vegetais em diferentes ambientes, relacionando suas características ao ambiente que vive.Desenvolvimento.- Conhecer as diferenças entre animais e vegetais.- Conhecer o ciclo de vida dos vegetais.- Conhecer o ciclo de vida dos animais.Recursos.
- Data show, para passar um vídeo sobre o assunto- Livro didático de ciências.- Quadro negro, giz, lápis, borracha.- Lápis de cor, revistas, tesoura, cola e cartolina.Atividades aplicadas.- Após assistir ao vídeo e fazer a leitura do texto, os alunos irão fazer um exercício de perguntas sobre o que assistiram no vídeo.
- Listar animais e vegetais, em seguida fazer a separação por grupos de forma escrita.- Procurar em revistas e jornais figuras de animais e vegetais separando por grupo e colando na cartolina.- O aluno deverá trazer uma foto de um ser vivo e depois falar, por qual motivo escolheu o ser vivo.
Avaliação.Será avaliado o desenvolvimento de cada aluno, na atividade individual de separar os animais e vegetais na cartolina, e na exposição das fotos trazidas de casa, que será individual.



Plano de Aula: Minha família - 1ª série
Série: 1ª Série do Ensino FundamentalDuração: 04 aulasObjetivos:-Valorizar a família;-Reconhecer o esforço dos pais;-Aumentar o amor aos pais;- Estudar a família de cada criança a fim de que conheçam melhor seus familiares e as pessoas que fazem parte do meio em que ela está inserida para que no futuro ela se sinta capaz de entender o meio em que vive, respeitando de forma crítica e questionadora as normas e regras que a norteiam;- Fazer separação e contagem das sílabas.ConteúdoGeografia: Identificando e conhecendo a criança e os seus familiaresPortuguês: Sílaba e Divisão Silábica.Metodologia da 1ª Aula:Iniciaremos a aula com a leitura de um texto “O Peixinho Glub”, onde aborda o tema familiar, em seguida vamos trabalhar com a interpretação do texto, separação e contagem das sílabas, fazendo com que a criança procure dentro do texto as palavras que contenham uma sílaba, duas sílabas, três sílabas e quatro sílabas. Esta atividade servirá também para desenvolver o hábito da leitura, concentração e observação.Após a atividade realizada, faremos a correção e daremos continuidade ao tema da aula envolvendo a nossa família, destacando os membros da nossa família, podendo também fazer comparações.Daremos aos alunos uma atividade para casa onde ela terá que responder as questões com o auxílio dos pais, pois está relacionada à família.
O Peixinho GlubNum laguinho, o peixinho Glub brincava felizcom o seu amiguinho Tibum.Mas a irmã de Tibum chamou:-Vem mano, vamos ver a vovó...Glub ficou sozinho e foi procurar sua mamãe...olhou para atrás das pedrasno fundo do lago, mas mamãe não estava ali!Glub continuou procurando...Encontrou o Sr. Peixão e perguntou...- Você viu minha mamãe?-Não Glub, não vi – respondeu o Sr. Peixão.E o peixinho teve uma idéia:O sapo Pulinho saberia,Afinal ele era o bichinho mais sabido do lago...-Pulinho, você viu minha mamãe?E o sapo disfarçou e não respondeu...Glub não entendeu o porquê!Então ele voltou tristonhopara a sua casa e... SURPRESA?Sua mamãe e todos os esperavam com uma bela festa!Era o seu aniversário, e ele havia esquecido!Que bom ser um peixinho legalE ganhar uma surpresa assim.
Metodologia da 2ª Aula:Na entrada da sala de aula iremos recolher as atividades de casa e fazer a correção.Em seguida faremos uma atividade de conhecimento pessoal, onde perguntaremos aos alunos:-Quem que contar uma história sobre a sua família?O interessante dessa aula é estimular as crianças a serem obedientes, atendendo aos que lhes é solicitado, respeitando o espaço e o tempo dos outros, valorizando as pequenas atenções, aprendendo a serem independentes naquilo que possam realizar sozinhas.Após todas essa conversar e também comparações de comportamento, passaremos um texto em papel sulfite que contém de versinhos sobre a família, onde a criança terá a possibilidade de estimular a leitura. Em seguida utilizando o próprio texto ela terá que circular as palavras que contenham uma sílaba, duas sílabas, três sílabas e quatro sílabas.Materiais Utilizados:Quadro negro, giz, folha de papel sulfite, caderno, lápis e borracha.Avaliação:Iremos avaliar a participação individual e em grupo.Levaremos em consideração atividades de questionário, a contribuição individual e resultados parciais das crianças.Esse tipo de avaliação permite que o professor detecte as dificuldades da criança e possa ajudá-la durante e depois de cada atividade aplicada.Avaliaremos também o interesse e atenção da criança durante as explicações e demonstrações dos textos e histórias apresentadas nas duas aulas dadas.



Dança


4.1. Plano de Aula: Dança.Disciplina: ArteDuração: 90 minutosSérie: Todas as séries.Objetivos Gerais:Conhecer Arte no ensino médio significa os alunos apropriarem-se de valores culturais estéticos inseridos nas práticas de produção e apreciação artísticas, fundamentais para a formação e o desempenho social do cidadão. Para grande parte dos alunos, a disciplina da arte tornou-se simplesmente atividades de desenhar e pintura, trazendo para eles uma aula metódica e cansativa.É fundamental que os alunos possam dar continuidade aos conhecimentos práticos aprendidos em níveis anteriores da escola básica e em sua vida cotidiana.O intuito do processo de ensino aprendizagem de Arte é assim, o de:- Capacitar os estudantes a humanizarem-se melhor como cidadãos inteligentes, sensíveis, estéticos, criativos e responsáveis, no coletivo, por melhores qualidade culturais na vida dos grupos e das cidades, com ética e respeito pela diversidade.Objetivos Específicos:-Compreender a estrutura e o funcionamento do corpo e os elementos que compõem seus movimentos;- Interessar-se pela dança como uma atividade coletiva;- Compreender e apreciar as diversas danças como manifestação cultural.Atividades Aplicadas:- Daremos uma breve explicação sobre a importância da dança na educação infantil, sobre as metodologias e a avaliação;- Faremos um aquecimento;- Dançaremos 03 (três) músicas da Xuxa:1ª) Música: “Cabeça, ombro, joelho e pé”: Trabalharemos as partes do corpo.2ª) Música: “Vem brincar no zoológico”: Trabalharemos diferentes tipos de animais, utilizando a mímica e seus diferentes sons.3ª) Música: “Pra gente e pra trás”: Trabalharemos a lateralidade e socialização.- Após o termino da dança, faremos um alongamento.Recursos:- Rádio, CD da Xuxa e o corpo.Avaliação:Com essa atividade pretende-se avaliar se o aluno reconhece o funcionamento de seu corpo no movimento, demonstrar segurança ao movimentar-se. Isso permite avaliar se o aluno desenvolve-se na criação em grupo de forma solidária, se é capaz de improvisar e criar seqüência de movimento em grupo, se interage com os colegas respeitando as qualidades individuais de movimento, de modo a cooperar com aqueles têm dificuldades.



Ciências: Corpo Humano


Corpo Humano

Série: 3ª série do ensino fundamental

Etapas do Crescimento e DesenvolvimentoObjetivos Gerais:A concepção do corpo humano como um sistema integrado, que interage com o ambiente reflete a história de vida do sujeito.O conhecimento sobre o corpo humano para o aluno deve estar associado a um melhor entendimento do seu próprio corpo, por ser seu e por ser único, e com o qual tem intimidade e uma percepção subjetiva que ninguém mais pode ter. Essa visão favorece o desempenho de atitudes de respeito e de apreço pelo seu próprio corpo e pelas diferenças individuais.Como ser vivo que é, o ser humano tem um ciclo vital: nasce, cresce, se desenvolve, se reproduz e morre. Cada uma dessas fazes é fortemente marcada por aspectos socioculturais que se traduzem em hábitos e comportamentos, rituais próprios de cada cultura. Tendo como objetivo principal:- Fazer com que a criança possa reconhecer seu ciclo, respeitar as suas diferenças e compreender a importância da higiene e alimentação no nosso dia-a-dia.Recursos- Quadro negro e giz;- Lápis, papel e borracha;- Livro didático;- Lápis de cor e/ou canetinhas;Objetivos Específicos:- Conhecer o ciclo de vida do ser humano: Como elas nascem, se reproduzem, envelhecem e morrem;- Comparar o corpo humano e sus comportamentos nas diferentes fazes da vida;- Valorizar e respeitar as diferenças individuais;- Comparar os animais racionais dos irracionais para estabelecer diferenças e semelhanças;- Identificar e reconhecer as diferenças e hábitos do ser humano nas diferentes fases da vida;- Orientar sobre as noções de higiene e alimentação e a sua importância;Atividades Aplicadas:- Leitura do texto: Eu era... Eu sou... Eu serei...- Após leitura conversa com o aluno conversas sobre os ciclos de vida, e comparações de crescimento e alimentação.- Comparação entre o ciclo de vida dos animais irracionais e dos animais racionais;- Noções de higiene corporal;- Observação do corpo e comparação com os colegas;- Desenhos e pinturas, mostrando os diferentes ciclos de vida de cada individuo, e comparação das diferenças e semelhanças entre os membros da família;

Nenhum comentário:

Postar um comentário